CURIOSIDADES
















CENTRAL PARK

O Central Park em Nova York nos Estados Unidos, exatamente no coração de Manhattan, existe a 151 anos.
Embora pareça naturalmente florestado, ele é na verdade, resultado de um Projeto Paisagístico, em uma área de 3,4Km2. Foi projetado por FREDERICK LAW OLMSTED e por CALVERT VAUX, que venceram o concurso do projeto do CENTRAL PARK.
A composição paisagística foi projetada para criar ambientes variados, desde jardins formais, à reprodução da natureza selvagem, com pequenas trilhas que passam pela mata. Foram projetados diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinação no gelo,   Jardim zoológico, museus, parques para crianças especiais, quadras de tênis, campos diversos. Ao longo do tempo, foram introduzidos novos elementos que não faziam parte do projeto original, como o grande gramado e o tanque das tartarugas.
Existem algumas curiosidades interessantes. O Jardim Shakespeare de 16 mil m2, foi ajardinado somente com plantas e árvores citadas em suas peças e poesias. John Lennon também foi homenageado. O local no parque preferido por ele e Yoko Ono, em 1981 foi denominado de Strawberry Fields, por causa da canção de Lennon.    
Aproximadamente 25 milhões de pessoas visitam o Central Park anualmente. Além dos turistas, os moradores de Nova York freqüentam o parque buscando relaxar, passear e desestressar.



Pitanga, Eugenia uniflora


Família: Myrtaceae.
Ambiente: Pleno Sol.
Clima: Tropical de altitude, Tropical, Tropical úmido.
Época de Floração: Inverno, Primavera.
Propagação: Sementes.
Persistência das folhas: Semi-permanente.


 
Um arbusto altamente ornamental, com ramos e folhagens aromáticas espalhando perfume por ocasião da sua floração.
Possui folhagem bronze quando jovens, de cor verde brilhante e formato oval, quando maceradas exalam seu próprio odor. Durante a primavera, produz flores alvas e solitárias.
O fruto é delicioso, apresenta um suave perfume e sabor agridoce ao paladar, e por isto é muito apreciado in natura ou como refresco, sorvete, ingrediente de molho de geléia e tortas.
A sua aplicação no  paisagismo é muito interessante e importante, contribuindo com sua beleza como arbusto, chegando a atingir 6mts de altura no seu habitat.  Não oferece risco de intoxicação ao homem e é excelente alimento para várias espécies de pássaros. Estes visitam os parques e jardins nas pequenas e grandes cidades, disseminando suas sementes carregando-as para  áreas adjacentes, contribuindo assim  na preservação da fauna e flora nativa. A pitanga é uma espécie legitima das matas brasileiras.
Pode ser aplicado no paisagismo na formação de cercas vivas ou em agrupamentos, formando maciços isolados ou ainda em vasos em varandas e terraços, promovendo a atração de pássaros.






O GIRASSOL

Esta flor notável, que os índios americanos cultivaram há cerca de 3000 anos, era dedicada a Hélios, o deus do Sol da mitologia grega. No século XV, as sacerdotisas astecas eram coroadas com girassóis e usavam jóias de ouro baseadas na flor do girassol.
Os girassóis foram introduzidos na Europa pelos Espanhóis, no século XVI. O seu cultivo iniciou-se na Rússia onde até hoje as sementes ainda são vendidas nas ruas e esquinas. Os Chineses utilizavam-na em acupuntura e no fabrico de tecidos e máscaras delicadas. A alta capacidade de absorção de água do solo fez com que a Holanda utilizasse o girassol na recuperação de terras a beira mar.
O mercado de flores está prestes a receber um produto genuinamente nacional:
O girassol colorido, com nove tonalidades.


Eleita a flor do novo milênio, o girassol está ganhando novas tonalidades com a ajuda da Embrapa. As novas variedades vão produzir flores vinho, rosa, rosa claro, rosa escuro, amarelo limão de centro claro, amarelo limão de centro escuro, mesclado, ferrugem e com forma de um raio de sol.
A pesquisa da Embrapa desenvolveu variedades que poderão ser cultivadas em várias regiões do País, sendo excelente alternativa para o paisagismo.